Neste mesmo ano seria criado pela F.I.M. um campeonato para a categoria 750 cc.
A Yamaha, após a morte prematura de Jarno Saarinen em maio deste ano, contratou a peso de ouro o já campeoníssimo e então contestado Giacomo Agostini para desenvolver seu projeto nas 500 e nas 750 cc !
A Yamaha havia criado 2 novas motos baseadas nas sua 250 e 350, usando 2 motores acoplados para fazer respectivamente uma 500 e uma 700 cc !
Assim nas 200 Milhas de Daytona de 1974, o mundo conheceria a fabulosa TZ 700, que Agostini, pilotando pela primeira vez uma moto 2 tempos, a levaria pra uma vitória impecável, vencendo pilotos como Kenny Roberts e Gene Romero !
Yamaha TZ 700 - 1974
A primeira versão da Yamaha TZ 700 tinha motor 4 cilindros em linha, refrigeração líquida, potência de 90 HP a 10000 rpm, com 694,5 cm3, peso por volta dos 150 Kg, e velocidade final acima de 280 km /h !Logo em seguida, nova vitória da dupla Agostini-TZ 700 nas 200 Milhas de Imola !O campeonato F.I.M. 750, no seu primeiro ano em 1973, ainda sem a participação da Yamaha, foi vencido pelo inglês Barry Sheene, com uma Suzuki.
Já, em 1974, o australiano Johnny Dodds vence com uma Yamaha TZ 700. O vice campeão é Patrick Pons, com outra TZ 700. A Yamaha tem 2 vitórias em 3 provas, contra uma da Suzuki, com Paul Smart.No mesmo ano, o americano Don Vesco estabelece o novo recorde mundial de velocidade para motocicletas ao atingir a marca de 462 Km/h na pista de Bonneville Salt Flats ! A máquina de Don Vesco era uma Yamaha 1400 cc, ou seja montada com 2 motores da TZ 700 !
No ano de 1975, o campeonato de 750 passa a ser chamado de Campeonato Europeu, ou Fórmula 750 .A Yamaha prepara uma evolução da TZ 700, passando a cilindrada para 748 cm3, por aumento do diâmetro dos cilindros. A potência aumenta para 110 HP e o peso para 160 kg.O campeonato fica mais disputado, com 3 vitórias da Suzuki com Barry Sheene, 5 vitórias da Yamaha TZ 750, com Patrick Pons (2) e Johnny Cecotto (1), Tapio Virtanen (1), Gene Romero (1), e 1 vitória da Kawasaki, com Yvon Duhamel. Mas o campeão, pela regularidade, é o australiano Jack Findlay , também de Yamaha TZ 750 !
A TZ 750 também teve uma aventura vitoriosa no fora-de-estrada !!Kenny Roberts, em 1973 e em 1974 havia sido campeão do AMA Grand National de Dirt-Track, com uma Yamaha de 2 cilindros.Em 1975, a Harley-Davidson desenvolve uma moto, a XR 750, para combater a Yamaha !E consegue algumas vitórias !Porém, a Yamaha, com a participação do genial Kel Carruthers, prepara uma super moto !Com o motor da TZ 750, num quadro de Dirt-Track, pneus Goodyear especiais, a Yamaha convida Kenny Roberts para disputar a maior competição da categoria, a Milha de Indianápolis !
Roberts, que não conhecia a moto, classificou-se para as finais, e venceu !!O próprio Roberts considera até hoje sua mais selvagem prova no motociclismo, pois a potência da TZ 750 na terra era indomável !!
Em 1976, das 9 etapas da Fórmula 750, a Yamaha vence 8, inclusive as 200 Milhas de Daytona, com o jovem Johnny Cecotto ! No final, o campeão seria o espanhol Victor Palomo, com 3 vitórias !No final do ano, a Yamaha surpreende novamente, e lança a evolução da TZ 750, que seria batizada como Yamaha 750 OW31 !Com quadro da vencedora YZR 500, suspensão monochoque, e com a utilização de materiais nobres, como magnésio e titânio, que abaixa seu peso para 136 Kg, e potência de 115 HP, nasce a imbatível OW31 !!
O principal problema enfrentado pela OW31, é que não existiam pneus com composto de borracha que resistissem à tanta potência !
Em 1977, a Fórmula 750, ganha status de Campeonato Mundial de 750, integrando o calendário oficial !
O americano Steve Baker, com incontestáveis, 5 vitórias, 3 segundos lugares, e 2 terceiros, em 11 etapas, é o Campeão, com uma OW31 !
Entre os 10 primeiros colocados no Mundial de 750, 9 são OW31 !! A Yamaha só perde uma prova, para a Kawasaki de Gene RomerEm 1978, a Yamaha OW31 simplesmente vence todas as etapas do Mundial, e o título vai para o talentoso venezuelano Johnny Cecotto, que tem 3 vitórias e 3 segundos lugares na temporada !
Em 1979, o regulamento muda, e em cada etapa, são disputadas 2 baterias .A Yamaha, em 10 etapas (20 baterias), só perde 2 baterias ... uma para a Kawasaki de Greg Hansford, e uma para a Suzuki de Virgínio Ferrari !O Campeão é o francês Patrick Pons, que mesmo vencendo apenas 4 baterias, tem mais pontos pela regularidade !
Esse seria o último ano do Campeonato Mundial para 750 cilindradas !A Yamaha em 1978 faz uma tentativa em provas de endurance. Prepara uma OW31 para a equipe francêsa Sonauto, disputar o Bol D´Or.Com os pilotos Patrick Pons e Christian Sarron, vinha fazendo uma bela prova quando tiveram que abandonar por quebra na 17ª hora.Em 1979, no mesmo Bol D´Or, novamente a OW31 vai disputar a prova. Com mesma equipe, mas com os pilotos Patrick Pons e o japonês Sado Asami, dessa vez, apesar de uma quebra perdendo muito tempo, a OW31 se mostra muito rápida e ainda consegue um honroso 2º lugar, apenas 5 voltas atrás da Honda vencedora !
Em 1983 e 1984 a Yamaha ainda venceria Daytona, com Roberts pilotando já uma evolução da OW31, a OW60, com motor 4 cilindros (square - four), 2 tempos. A Honda só quebraria essa sensacional sequência em 1985 com Freddie Spencer
E assim a Yamaha OW31 se despediu oficialmente das competições, com um currículo jamais atingido por nenhuma outra moto de competição !
Nenhum comentário:
Postar um comentário